«

»

Mar 19

Quais documentos necessários para registrar um domínio?

Para registrar um domínio nacional (.br) é necessário ter um CPF/MF válido ou um CNPJ (caso de empresas estabelecidas no Brasil). Também é necessário fornecer alguns dados pessoais, como nome, e-mail e endereço.

Para pessoas jurídicas (empresas), em algumas situações é necessário apresentar outros documentos para realizar o registro, caso de entidades governamentais, educacionais, entre outras.

Já no caso de registro de domínios internacionais, basta fornecer os dados pessoais, como nome completo, e-mail, telefone e endereço, com CEP. Em geral, não é necessário fornecer CPF.

Neste caso, um e-mail de verificação também é enviado para o endereço eletrônico informado no momento do registro. A verificação, implementada pelo ICANN no início do ano, é realizada para todos os novos registros de domínios internacionais, assim como transferências ou alteração de dados. Para fazer a verificação, basta clicar no link disponível no e-mail (que é enviado em inglês).

Dica: é importante informar um e-mail que você acessa. Caso a verificação do domínio não seja realizada em um prazo de até 15 dias, o ICANN pode determinar a suspensão do domínio até que a verificação seja realizada.

Apenas domínios livres podem ser registrados. O que isso quer dizer? Bem, antes de fazer o registro é necessário verificar se ele não está sendo utilizado por outra pessoa, empresa ou entidade.

É um processo simples. Basta incluir o domínio que deseja no campo de pesquisa disponibilizado. Quando o nome solicitado está livre, é possível fazer o registro na hora. No caso de nomes que não estão mais disponíveis, uma lista com sugestões de outras extensões é apresentada para que seja possível selecionar outra alternativa.